Aproveite FRETES GRÁTIS no Ayumi Online – Use o Cupom FRETE200

Dentro ou fora da geladeira?

Compartilhe a postagem:

Dependendo do produto que você refrigera, ele pode ser muito bem conservado ou estragar facilmente.

Por mais que muitas pessoas achem que não, é muito importante saber o que deve ser guardado na geladeira, e o que não deve, pois alguns produtos sofrem deterioração por micro-organismos muito rapidamente, e tem também os que não devem ser mantidos em baixas temperaturas, que podem alterar a aparência, textura, o cheiro ou deixá-los com gosto desagradável.

Confira alguns alimento que devem ser guardados na geladeira:

– Limão;
Se ainda estiver verde, guarde em local fresco, seco e arejado. Se já estiver maduro, conserve na geladeira dentro de um saco plástico. Nas duas situações, o limão pode durar até duas semanas. Se estiver cortado, guarde na geladeira em recipiente fechado, pois ele pode pegar cheiro, e use o mais rápido possível, já que ele oxida e perde as propriedades.

– Melancia
Antes de ser aberta, deve ficar em temperatura ambiente para que os antioxidantes da fruta se mantenham intactos. Depois de cortada, conserve-a na geladeira por no máximo quatro dias.

– Alface e espinafre;
Os vegetais folhosos, como os diferentes tipos de alfaces, espinafre, escarola, chicória, devem ser guardados na geladeira. Isso porque, mesmo depois de colhidos, as reações bioquímicas continuam e a baixa temperatura faz com que a velocidade dessas reações diminua, reduzindo a deterioração (envelhecimento) desses alimentos.

– Queijo fresco;
Quando deixado fora da geladeira, o alimento permite a multiplicação de muitos micro-organismos que causam a deterioração do produto.
As bactérias usam as proteínas, carboidratos e outros compostos presentes no produto para se multiplicarem e alteram as características do queijo.

– Leite pasteurizado;
Assim como o queijo fresco, o leite pasteurizado também deve ser mantido na geladeira, pois é um alimento que permite a multiplicação de micro-organismos e, dependendo da quantidade de bactérias, pode ficar com sabor amargo ou azedo.

– Morango;
A refrigeração também aumenta a vida útil do morango, e mesmo assim ele se deteriora facilmente, porque, durante a colheita, ocorrem danos que permitem a entrada de bolores no fruto. Há um crescimento de mofo tanto na superfície como em seu interior. No morango, como em todas as frutas, os bolores destroem a pectina, substância responsável pela textura do fruto, amolecendo-o.

Agora veja quais devem ser mantidos fora da geladeira

– Abacate;
Um abacate verde vai parar de amadurecer no frio. Se ele já estiver no ponto certo para comer ou para virar guacamole, por exemplo, você pode colocá-lo na geladeira. Porém, se ele ainda estiver bem duro, é melhor deixá-lo em temperatura ambiente para chegar ao amadurecimento ideal.

– Banana;
A banana funciona de forma semelhante ao abacate. Se for para a geladeira, a fruta pode permanecer verde, enquanto a sua pele ficará marrom. O melhor é mantê-la fora da geladeira.

– Goiaba;
Só guarde a goiaba na geladeira quando ela estiver macia e tiver um cheiro doce e forte. Enquanto isso não acontecer, deixe-a em uma fruteira no balcão da cozinha por dois ou três dias.

– Beringela;
Fora da geladeira dura cerca de 2 dias em lugar arejado, dentro da geladeira na gaveta de verduras deve ficar guardada o menor tempo possível, fica murcha e amarga com mais de 3 dias.

– Ovos;
Os ovos também são alimentos que podem ficar fora da geladeira. Os ovos caipiras podem ser mantidos com segurança em temperatura ambiente. Aqueles mais rachados, no entanto, devem ser refrigerados. E, caso eles já tenham passado pela geladeira anteriormente, devem permanecer por lá.

– Manteiga;
Muitas pessoas já mantêm a manteiga fora da geladeira para facilitar o momento de passá-la no pão ou na torrada. No entanto, por ser um laticínio, alguns podem ter medo de que ela azede. De fato ela pode estragar um pouco mais rapidamente, mas, dependendo do tempo em que você for consumi-la, não há problema algum em mantê-la fora da geladeira.

– Mel;
O mel pode durar para sempre fora da geladeira. Mantê-lo na geladeira, por outro lado, pode transformá-lo em cristais.

Dicas

Ferro sujo nunca mais!

Quem nunca queimou uma peça de roupa, que atire a primeira pedra, não é mesmo?! O ruim mesmo, são aquelas machinhas/sujeiras que ficam quando isso

Leia mais »